psicologa_online_otimismo

Uma boa psicoterapia

Indivíduos considerados em pleno florescimento são aqueles que vivem intensamente mais do que meramente existem...

Uma ciência otimista

Nos últimos 50 anos a Psicologia e o foco terapêutico foram dedicados a estudos das psicopatologias como depressão, ansiedade, estresse, esquizofrenia, bipolaridade, transtornos de personalidade e muitos outros. E desde então o olhar sobre o ser humano tem carregado este viés, extremamente importante e fundamental para o tratamento destas doenças. Mas vem surgindo uma inquietação na área e uma constatação de que a Psicologia não deveria ser utilizada apenas para diagnosticar problemas, falhas, patologias e sofrimento...a Psicologia deveria ensinar as pessoas a serem mais felizes, estimulá-las a propagar suas virtudes, potencializar sua evolução, enfim, atingir a plenitude de sua saúde e bem-estar.

“Consertar” o que está errado não basta mais? Parece que não. A ciência está evoluindo na direção da prevenção de problemas psíquicos, no fortalecimento de competências importantes para a felicidade, em novas alternativas e ampliação de possibilidades e criatividade. Uma vertente da Psicologia de nome bem simples e claro está nascendo: Psicologia Positiva.

“Indivíduos considerados em pleno florescimento são aqueles que vivem intensamente mais do que meramente existem.” (Paludo e Koller, 2007)

Através do conceito da simplicidade e do bom autoconhecimento, acredita-se que nossos talentos podem crescer, criaremos fatores de proteção contra males psicológicos e interagiremos positivamente com nosso meio. Deixar fluir o que temos de melhor, como responsabilidade, tolerância, altruísmo, ética, afeto, amor, é o objetivo desta nova onda.

Uma boa terapia seria aquela que possibilita o encontro de você com seu “eu” da maneira mais positiva e satisfatória possível, o paciente não é passivo no processo terapêutico, ele mergulha numa autodescoberta onde busca e encontra...

Em ambientes como no trabalho, família, social, amoroso, podemos enxergar oportunidades de fazer florescer nossas melhores virtudes, minimizando o negativo e deixando o positivo crescer mais e mais.

Ser humano é ter capacidade de superar desafios , resolver problemas, adaptar-se, mas acima de tudo é um ser capaz de desenvolver estratégias que permitam seu crescimento emocional e cognitivo e também da humanidade, contribuindo para que todos cheguem a tão sonhada (e possível) felicidade.

 

 

Escrito por Giselle Dechen, Psicóloga em Florianópolis - Psicóloga Online especialista em Terapia Cognitiva

Baseado no artigo “Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões”. Paludo, S.S. e Koller, S.H. (2007), Paidéia, 17 (36)

 

Agende o seu Atendimento Psicológico Online!