Com o fim do ano se aproximando, nosso pensamento tende a se acelerar e parece trazer uma “cobrança automática” do que ainda ficou por fazer dos nossos planos. Muitas tarefas e metas podem, de fato, terem sido deixadas de lado ao longo do ano e isso pode estar relacionado à procrastinação.
A procrastinação é um “atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação” (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).
Procrastinar é comum e acontece com todos nós, em níveis diversos de
consequências e prejuízos, e, se relaciona com fatores e causas também diversas que vale a pena aqui uma breve avaliação.
O comportamento de procrastinar não é muito fácil de ser modificado porque nos traz um conforto temporário, como uma bolha segura numa rotina cheia de demandas, incertezas e responsabilidades, sendo uma forma de enfrentar o momento.
Mas afinal quais são os (possíveis) motivos para você procrastinar?
1. Perfeccionismo: preocupação excessiva com a própria capacidade de realizar tarefas corretamente ou de uma forma específica. Insegurança,
algumas crenças de incapacidade, desvalor, autocritica elevada.
2. Não querer ter de realizá-las: aversão, impulsividade, baixo autocontrole.
3. Dificuldade de organização pessoal, planejamento e execução: baixa autoeficácia, distração, déficit atencional.
Toda mudança começa com uma reflexão e mapeamento de problema, seguida de delineamento de soluções para resolver o problema.
Mudança de hábito envolve uma transformação mental significativa como pensamentos serem mais funcionais e coerentes, crenças serem menos
limitantes e incapacitantes, ações diversas do habitual e engajadas com seu novo objetivo…
Se você se identificou com algumas destas reflexões e questões, quem sabe poderá traçar como uma meta pra 2025 acabar ou minimizar com a sua
procrastinação? Pense nisso!
Psicóloga Giselle Dechen
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP. 12/11788
www.giselledechen.com.br
F. (48) 99192-0894
Clínica de Psicologia em Florianópolis e Online