Possibilidades

Garota Feliz

 O aprendizado condicionado que recebemos ao longo de toda nossa vida sobre variados conceitos, crenças, sobre o que é o ser humano e até onde ele pode chegar, seus limites e condições. Tudo isso nos leva a crer que não temos domínio sobre nossas próprias vidas...

Cremos na individualidade do ser humano, no sentido de sermos dissociados do resto do mundo, da natureza e das pessoas, cremos que as situações cotidianas acontecem simplesmente porque “acontecem”, sem nos responsabilizarmos por nada nunca. Essa ausência de responsabilidade nos conduz, automaticamente, à falta de controle de nossas próprias vidas.

 Mas todos os recursos cognitivos de que necessitamos para viver e resolver nossas questões existem em potencial e latência dentro de nós mesmos, do nosso inconsciente, e também do consciente.  Precisamos nos conhecer melhor e usar nossas ferramentas para construir e conquistar o que desejamos.

Tudo é uma questão de foco, de como é o olho que olha. Quando estamos com algum pensamento fixo, por exemplo, um determinado modelo de carro que queremos comprar, chega até a gente uma infinidade de informações, situações e pessoas relacionadas a este carro, vemos vários dele na rua. Isso faz com que percebamos estímulos que nos parecem novos, mas que na verdade sempre estiveram onde estiveram e só a nossa própria ausência de foco neles nos impedia de vê-los.

Treinar seu modo de pensar, planejar o caminho para se atingir um objetivo e se comportar na direção certa são os segredos do sucesso.

 

Por Giselle Dechen – Psicóloga On Line e Psicóloga em Florianópolis.

 

 

Precisando de uma psicóloga?

Agende aqui o seu atendimento psicológico online!