Ícone do site Psicóloga Giselle Dechen

Estresse de final de ano. Ativando o modo de sobrevivência.

Psicologa-florianopolis-estresse-de-fim-de-ano.

Psicologa-florianopolis-estresse-de-fim-de-ano.

Fim do ano NÃO é o fim do mundo

Costuma ser uma tendência a gente ficar mais agitado, estressado, preocupado no fim do ano, realmente algumas tarefas aumentam mas outras não e ficamos imersos neste clima de que tenho que dar conta de tudo até o natal.

Precisamos ativar o nosso “Modo Sobrevivência” para passar por este período e eu gostaria de pontuar alguns itens que vale a pena você checar pra ver como está se saindo nesta corrida ao fim do ano.

Vamos fazer um Mapa de Risco do seu estresse e pontuar algumas dicas.

 

1. Sono: prioridade MÁXIMA na vida de quem deseja ter uma boa saúde mental. A insônia e outros problemas relacionados ao sono podem ser fortes indicativos de transtornos mentais como Ansiedade, Burn Out, Bipolaridade.

Você tem dificuldade de adormecer? Acorda muito de madrugada? Sente cansaço durante o dia? Sente que não precisa dormir tanto e tem horas reduzidas de sono?
Avalie se teu sono saiu do padrão habitual, avalie as horas dormidas, a qualidade do teu sono.

Dicas: Cuide da sua Higiene do Sono, ou seja, sinta-se “desconectando” (reduzir uso de telas, relaxar o corpo), cuide do ambiente em que voce dorme, luminosidade, barulhos, desconfortos… Quando você acordar de madrugada e sentir dificuldade para voltar a adormecer, às vezes vale a pena se levantar, tomar uma água ou um chá de ervas calmantes, fazer uma respiração e evitar algum ciclo negativo de preocupações que possa invadir tua mente. Quebre este ciclo.
Se tiver insônia por vários dias ou se preceber que os sintomas estão se agravando vale a pena procurar um médico especialista.

2. Monitore tua mente e suas emoções: qual a qualidade dos seus pensamentos? Tua cabeça está acelerada demais e não consegue parar de pensar? Você está mais otimista ou pessimista ultimamente? Será que as metas que você traçou pra este ano não foram ousadas demais? Tua exigência ou perfeccionismo tem te “escravizado”?

Dicas: é preciso treinar a flexibilidade mental para poder viver com mais qualidade, ou seja, aceitar que não teremos controle de tudo, que muitas questões não dependem de nós, que fatos inusitados acontecerão e eles podem ser positivos.
É importante termos regras pessoais mas elas existem pra nos servir e não para nos tornarmos “escravos” delas. Se alguma regra não te servir mais, mude-a, crie uma que atenda a sua demanda atual.
Outra questão importante é a autoaceitação, ter uma autovalorização e não se cobrar mais do que é humanamente possivel de se realizar dentro das contigências de vida que você tem no momento.

3. Social: você está sem paciência no trabalho ou com os filhos, irritabilidade, sensibilidade emocional (nervos à flor da pele), brigando com seu amor e familiares?

Dicas: a sociabilidade é um dos grande pilares humanos que trazem saúde mental. Todos precisamos de contatos sociais frequentes e de qualidade, figuras de apoio, amizades, amores…escolha ambientes que te fazem bem mas também se abra a possibilidades e propostas novas que o social pode te trazer.

4. Corpo: você tem sentido dores musculares constantes no pescoço, na coluna? Dores de cabeça? Algum sintoma desagradável como desarranjo intestinal ou dores no estômago?
Dicas: treine uma autoobservação física. Tente entender o que causou aquele mal estar, se foi associado à má alimentação, algum movimento que você fez ou se exercitou demais, ou se trabalhou demais…Detecte as origens de seus problemas para melhor controlá-los e acima de tudo estabeleça alguns limites pra si mesmo.
Caso não consiga fazer isso sozinho, procure um profissional especialista para seu problema.

5. Lazer: você consegue relaxar? Relaxar de verdade? Ficar longe do teu celular e apreciar o mo mento em familia ou em sua própria companhia? O que tem feito para se divertir?

Dicas: Relaxar é uma habilidade que muita gente precisa treinar pra alcançar porque vivencia muitos momentos em que fica em alerta. O estresse nos traz um alerta mental e precisamos cuidar disso pra preservar nossa saúde física e mental. Treinar estar em Atenção Plena é uma grande antídoto para ansiedade e estresse. Ficar com a mente no “aqui-agora”, ancorar no momento presente é o que te trará serenidade e qualidade de vida. Explore seus 5 sentidos quando estiver numa situação, por exemplo, comer em atenção plena significa montar um prato bonito, sentar num local agradável, apreciar o cheiro da comida e degustar cada garfada, tudo isso de forma mais lenta e focada.

Estamos num contexto social e cultural que caracteriza o fim do ano como um momento urgente, em que precisamos correr, correr, correr… Cuide do TEU senso de urgência, verifique se você precisa mesmo entrar nesta maratona. Afinal de contas, pra muita gente, tudo permanecerá exatamente igual em 1 de janeiro. Pense nisso!

Um abraço,  Psicóloga Giselle Dechen!

 

 

Psicóloga Giselle Dechen

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

CRP. 12/11788
www.giselledechen.com.br
F. (48) 99192-0894
Clínica de Psicologia em Florianópolis e  Online

Nuances da Ansiedade | O SONO

Nuances da Ansiedade: O Sono O sono é uma necessidade fisiológica fundamental pro nosso organismo e manutenção da nossa vida. Você sabia que insônia pode ser sintoma de quadros psicopatológicos como depressão, ansiedade, bipolaridade? Aqui neste texto falaremos da...

ler mais

Nuances da ansiedade: O PÂNICO

Nuances da ansiedade:O PÂNICO Pânico é um medo súbito e intenso, que tem componentes cognitivos, emocionais, sensoriais, comportamentais. Na prática é como se a pessoa experimentasse uma “destruição” interna, como se perdesse os sentidos, os significados, a razão,...

ler mais

Nuances da ansiedade: O TEMPO

Nuances da ansiedade:O Tempo   Qual é o conceito de “tempo” pra você? Talvez você responda que é algo que falta na sua vida, que o dia deveria ter mais horas, a semana mais dias, pra você conseguir dar conta de tudo que precisa fazer. Muita gente traz esta ideia...

ler mais
Shares
Sair da versão mobile