Produtividade tóxica
Cérebro descansado é um cérebro mais organizado, criativo, de humor estável, decisões mais assertivas, relações pessoais melhores….
Costuma-se falar muito sobre produtividade tóxica em contexto profissional, que é um excesso de preocupação direcionada a esta área buscando sempre atingir metas que parecem não ter fim. Esta quadro pode trazer sinais e sintomas que caracterizam até um quadro de Burnout. Mas não é neste contexto que quero trazer a reflexão aqui. Quero falar da produtividade tóxica nas outras áreas da vida: familiar, doméstica, atividades físicas, social…
Costuma-se falar muito sobre produtividade tóxica em contexto profissional, que é um excesso de preocupação direcionada a esta área buscando sempre atingir metas que parecem não ter fim. Esta quadro pode trazer sinais e sintomas que caracterizam até um quadro de Burnout. Mas não é neste contexto que quero trazer a reflexão aqui. Quero falar da produtividade tóxica nas outras áreas da vida: familiar, doméstica, atividades físicas, social…
Pode soar estranho falar em produtividade associada a cenários pessoais, mas é aqui que quero chegar. Muitas pessoas encaram as áreas pessoais da vida com muita carga mental, cultivando metas muito altas e até inalcançáveis para o momento. Como o ser humano está vivendo num mundo mais “estimulante”, com o bombardeio de informações, cobranças e comparativos de todos os lados, o modo de pensar também acompanha este ritmo, principalmente quem sofre com transtornos ansiosos e até TOC, por exemplo.
O estado de alerta mental acelera todo um modo de agir e se relacionar, as cobranças aumentam e o espaço de tempo continua o mesmo…esse é o ponto! Nós estamos nos sentindo muitas vezes obrigados a realizar mais tarefas no mesmo tempo que sempre tivemos, ou até com menos tempo disponível.
Imagine só, uma mulher que se tornou mãe e agora precisa gerenciar a educação de uma criança e todas as tarefas e logísticas que ter um filho traz, somado a vida dela anterior, trabalho, família, social….
Recebo muitas mulheres no consultório com ansiedade, sobrecarga, bastante sintomáticas por conta deste acúmulo de tarefa.
Pra começo de conversa, precisamos organizar as tarefas e encaixá-las no espaço de tempo que temos. Neste caso vamos nos deparar com crenças pessoais como “tenho que fazer tudo dar certo”, “se eu fizer de outro modo não vai funcionar”, “preciso dar conta “, “ninguém consegue fazer como eu faço “, “tem que ser deste jeito”. Estas formas de pensar nos engessam pois não procedem se avaliarmos a realidade posta. Quem consegue fazer TUDO dar certo? Será que não existe formas diferentes de realizar a mesma tarefa? Por que você precisa dar conta de tudo?
Quando a gente para pra se perguntar, damos a chance para os caminhos se abrirem em nosa mente e podemos ver melhor o que está diante de nossos olhos. A verdade é que precisamos cuidar com mais gentileza da nossa mente, senão a gente adoece e tudo isso que achamos que devemos fazer, não vai acontecer…
Você tem que se cuidar mais, da sua mente e do seu corpo também. Ser mais gentil e compassiva com seus pensamentos é uma ótima forma de começar. Delegar mais tarefas a pessoas próximas de você, e treinar o desapego do seu modo de fazer. Descansar….isso é bastante difícil pra muita gente, a dificuldade em relaxar aparece inclusive como um sintoma de transtorno de ansiedade. Acreditem: descansar é PRODUTIVO. Por quê? Se você se distancia de situações que te estressam, seu cérebro consegue processar melhor as informações (digerir o que tiver que ser “digerido” como decisões, sentimentos, pensamentos ruminantes…) e te proporciona mais sucesso no que vc quiser fazer. Dormir bem entra aqui, mas não é só dormindo que se descansa, precisamos nos desconectar nos distraindo em outras situações…
Aquela aula de dança que ficou pra trás perdida, aquele happy hour com as amigas que nunca acontece, aquele dia de massagem…resgate o que for te fazer relaxar e sentir prazer…Pense que relaxar é uma prioridade, assim como a infinidade de tarefas que você tem no dia-a-dia. Mas considere uma coisa importante: se ter mais compromissos de lazer te deixar mais preocupada e estressada, cuidado! Talvez você deva ir com calma, às vezes ficar em casa assistindo um filme é mais benéfico do que marcar mais um compromisso. Estar entre amigos e ter lazer é ótimo pra nossa saúde mental, mas cuidado pra não sobrecarregar sua agenda de encontros pra não te gerar mais estresse. Equilíbrio é a alma do negócio.
As práticas de mindfulness, práticas contemplativas, meditação, deverão ser suas aliadas para treinar a presença e a realização de tarefas com mais perceção ativada, vivência mais plena e redução de alerta e ansiedade.
Cérebro descansado é um cérebro mais organizado, criativo, de humor estável, decisões mais assertivas, relações pessoais melhores….e principalmente mais feliz.
Psicóloga Giselle Dechen
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP. 12/11788
www.giselledechen.com.br
F. (48) 99192-0894
Clínica de Psicologia em Florianópolis e Online
Nuances da Ansiedade | O SONO
Nuances da Ansiedade: O Sono O sono é uma necessidade fisiológica fundamental pro nosso organismo e manutenção da nossa vida. Você sabia que insônia pode ser sintoma de quadros psicopatológicos como depressão, ansiedade, bipolaridade? Aqui neste texto falaremos da...
Nuances da ansiedade: O PÂNICO
Nuances da ansiedade:O PÂNICO Pânico é um medo súbito e intenso, que tem componentes cognitivos, emocionais, sensoriais, comportamentais. Na prática é como se a pessoa experimentasse uma “destruição” interna, como se perdesse os sentidos, os significados, a razão,...
Nuances da ansiedade: O TEMPO
Nuances da ansiedade:O Tempo Qual é o conceito de “tempo” pra você? Talvez você responda que é algo que falta na sua vida, que o dia deveria ter mais horas, a semana mais dias, pra você conseguir dar conta de tudo que precisa fazer. Muita gente traz esta ideia...