Trabalho como Psicóloga Clínica em Florianópolis/SC e também ofereço atendimento psicológico online, uma das principais queixas de pacientes em consultórios de psicoterapeutas é relacionamento amoroso e suas diversas variáveis envolvidas, como atrair o parceiro ideal, as dificuldades na hora da conquista e os grandes desafios da manutenção de uma relação…

Mas por que tanta dificuldade? Quem está de fora muitas vezes não consegue compreender esta complexidade de se relacionar, que de simples não tem nada. Alguns dizem que é uma arte, tamanha habilidade os casais tem que ter para continuarem se amando.

Gostaria de listar e comentar algumas questões fundamentais para manutenção ou término de relacionamentos:
Diferença de ideias: experiências passadas determinam um conjunto de valores, pensamentos e atitudes nossas e muitas vezes divergem demais do nosso parceiro, não chegando a consenso. Portanto, para se relacionar bem é preciso conhecer a história do parceiro, para entendê-lo melhor e praticar a empatia.

 1. Inflexibilidade e intolerância: problemas em ceder e aceitar a dificuldades do parceiro e suas diferenças. Para termos sucesso neste quesito devemos compreender que as pessoas são diferentes e deixar passar algumas situações estressantes (sem retrucar) é um ingrediente importante para a boa convivência a dois.

2. Quando o passado invade o presente: medos, inseguranças e rejeições são fantasmas do passado que muitas vezes assombram o relacionamento, sendo predominante e determinante para condutas não adaptativas e prejudiciais. Tente sempre se comportar diferente em cada relação, para não repetir os erros anteriores, fazendo diferente provavelmente você obterá novos resultados. As emoções ruins vão aparecer, mas é um trabalho mental e comportamental constante afastá-las de você.

3. Cuidado com a entrega emocional total: compartilhe sua vida com moderação. Você deve se preservar em alguns quesitos para não se subjugar ao seu parceiro, entrando num ciclo sofrido de passividade e autoritarismo.

4. Conceito de “dois”: deixar o individualismo um pouquinho de lado em prol do casal nem sempre é fácil, mas um relacionamento requer união como se fosse um time, que pra ter sucesso tem que ter metas e condutas visando o mesmo fim.

5. Expectativas irrealistas e alta exigência: muitas vezes nós esperamos mais da relação do que ela pode nos oferecer, exigimos muito, até além da capacidade do outro de nos oferecer, aí vem a frustração. Lembrem-se: ninguém pode oferecer mais do que tem.

6. Autoestima baixa: nossa segurança emocional e o juízo que fazemos de nós mesmos pode atrapalhar a relação se estiverem abaixo do nível esperado, pois podemos nos exigir e nos subjugar por conta disto.

7. Não deixe ninguém passar por cima de seus sentimentos, cuide com carinho de si mesmo!

Refletir sobre si mesmo e saber o que quer e onde quer chegar é fundamental para conseguir se unir a uma outra pessoa de maneira plena e conseguir viver em harmonia!

Precisando de uma psicóloga?


Agende aqui o seu atendimento psicológico online ou procure escolha uma das clínicas de psicologia em Florianópolis para terapia presencial.

Shares