A paixão nos desperta sensações de “embriaguez” emocional, intensa e aguda…

 

Sentimos agitação, frio na barriga, coração acelerado, insônia, ansiedade, misturados com a sensação de bem estar, nos levando à euforia e causando-nos dependência. Associamos tudo que nos é prazeroso nesta fase com a pessoa: os passeios, as conversas, as musicas, os carinhos, e, isso aumenta ainda mais nossa paixão. Por tudo isso nosso cérebro nos “engana”: não vemos defeito, a pessoa nos parece perfeita. Nesta fase cometemos muitos atos impulsivos, pois temos a sensação de que este sentimento é eterno e tudo que fizermos em direção a esta relação vai dar certo. É realmente muito prazeroso curtir ao máximo este momento, só tenha cuidado para não tomar decisões importantes nesta fase pois ela é temporária e pode vir a te prejudicar.

O amor…ele é bem diferente da paixão!

É uma relação construída, que faz parte da nossa escolha, dá muito trabalho e gasta nossa energia, mas com certeza é bastante recompensadora.

O senso de preocupação com o outro surge na relação, no sentido de querer seu crescimento e evolução, pessoal, profissional, familiar… O verdadeiro amor tem base sólida, e, é construído de uma maneira sustentável, com muita calma e equilíbrio.

E como podemos manter o amor vivo no dia-a-dia?

– Comunique-se bem: pratique atenção e interesse no seu amor.
– Tenha sempre momentos prazerosos juntos.
– Não fique remoendo os fracassos do passado: isto evita brigas, pense no presente e futuro.
– Se você deseja que seu parceiro(a) faça algo pra você, peça sutilmente, elogiando e não dando ordens de maneira autoritária.

– Estimule seu parceiro(a) a realizar os projetos importantes dele(a) (e não os seus).
– Compartilhar experiências fortalece vínculos e aproxima os casais, tenha a prática de contar sobre como foi seu dia.
– Palavras de otimismo são grandes motivadoras: imagina acordar do lado de alguém que já começa o dia reclamando?

Chato não é? Surpreenda seu amor e comece o dia com o pé direito!

O amor enobrece o ser humano, inspira-nos para grandes realizações e projetos de vida, move o mundo. Não deixe a rotina acabar com o sentimento mais maravilhoso de todos por causa de pequenos detalhes. Superar os pequenos obstáculos também faz parte do amor, e, nos traz muito sucesso e evolução.

Artigo da Psicóloga Online Giselle Dechen. Terapia Cognitivo-Comportamental em Florianópolis e Terapia Online.  

Shares