Por que de repente nos encontramos presos numa teia pegajosa? Como fomos parar lá? Quando percebemos parece que caímos numa armadilha, que fomos enganados, que somos mal tratados e subjugados, e, o pior de tudo….não conseguimos sair!…

 

Esta descrição infelizmente acontece em alguns relacionamentos amorosos, extremamente prejudiciais à saúde mental e até física.
Mas por que não consigo sair de uma relação que me faz mal? Porque você ganha com isto! Estranho ouvir isto não é mesmo? Mas é verdade! As pessoas se envolvem em relacionamentos problemáticos em busca de afeto, companhia, fuga da solidão…envolvem-se com alguém que as maltrata mas ao mesmo tempo supre suas necessidades financeiras, familiares, de fidelidade e outras várias. É mais recompensador estar com a pessoa do que estar sozinha (o) e isto determina tudo…mesmo o dia-a-dia sendo insuportável tem o “algo a mais” que te entrelaça com força a esta relação.
O que tenho a dizer como profissional sobre esta questão tão delicada é que nós buscamos ser felizes e amados, buscamos desesperadamente por carinho e atenção…seja de que maneira for. Mas para ser plenamente feliz é importante prestar atenção a algumas características como identidade e individualidade. Tome cuidado com passividade em excesso, autoritarismo do parceiro (a). Cuidado para não subjugar sua vida em detrimento da vida da outra pessoa.
Se o pavor da rejeição e da solidão rondar sua vida de uma maneira muito intensa procure ajuda psicológica e você conseguirá sair deste ciclo vicioso, recuperará sua autoestima e terá mais sucesso e tranquilidade no amor. Relacionamentos tóxicos causam dependência emocional! Cuidado!

Por Giselle Dechen – Psicóloga On Line e Psicóloga em Florianópolis.

Shares