O Transtorno Disfórico Pré-menstrual

A tão famosa e indesejada TPM é bem conhecida nossa. Existe uma psicopatologia associada a este período do nosso ciclo.

O caráter psicopatológico da TPM (tensão pré-menstrual)

O Transtorno Disfórico Pré-menstrual é um Transtorno Depressivo em que a mulher apresenta sintomas associados ao ciclo menstrual.

Para ser considerado um transtorno psiquiátrico, o quadro tem que apresentar uma certa quantidade de sintomas, frequência e comprometimento significativo em algumas áreas da vida da pessoa. É um quadro em que ocorre uma desregulação emocional bem acentuada e intensa, como irritabilidade e raiva bem significativas nas relações, humor deprimido com forte tendência a se depreciar, forte ansiedade, e, em raros casos até ideação suicida, trazendo muita debilidade e podendo se tornar incapacitante pra mulher. Os relatos giram em torno de de vivências emocionais muito intensas e oscilantes, conflitos interpessoais com certa regularidade, comportamentos impulsivos e explosivos, brigas acaloradas, provocando até rompimentos com cônjuges, por exemplo.

A manifestação física se dá por meio de indisposição, dores e inchaços no corpo, alteração de apetite, alteração de sono. Para estes sintomas pré-menstruais temos evidências de uma herdabilidade acentuada, variando entre 30 e 80% de probabilidade, segundo o DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Mas você pode estar se perguntando: “eu já senti tudo isso (ou grande parte disso), será que eu tenho esta psicopatologia?” Como eu disse anteriormente, precisamos avaliar a intensidade, frequência e danos na sua vida que os sintomas podem fazer. Ao que nós mulheres precisamos nos atentar é que este quadro pode ser confundido com outros como depressão e até bipolaridade (o que não impede de serem comórbidos, ou seja, podem se manifestar ao mesmo tempo). Por isso gosto de orientar minhas pacientes que sempre observem seu ciclo menstrual, suas nuances e dificuldades ao longo do período, pois isso ajuda na hora de diagnosticar, tratar em terapia e de quais médicos procurar.

Como fazer o diagnóstico deste Transtorno? Ginecologistas, psiquiatras, psicólogos são os profissionais que geralmente fazem este diagnóstico, e, requer o tratamento em conjunto por se tratar de um quadro que envolve sintomas fisiológicos, cognitivos e emocionais.

A Terapia Cognitivo-Comportamental, administração de psicofármacos e contraceptivos são indicados pra tratar, e, também práticas regulares de exercícios físicos.

Lembre-se que o diagnóstico precoce de qualquer doença traz um melhor prognóstico e evolução. Cuide-se!

Cuide-se!

Um abraço,  Psicóloga Giselle Dechen

 

 

Psicóloga Giselle Dechen

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

CRP. 12/11788
www.giselledechen.com.br
F. (48) 99192-0894
Clínica de Psicologia em Florianópolis e  Online

Nuances da Ansiedade | O SONO

Nuances da Ansiedade | O SONO

Nuances da Ansiedade: O Sono O sono é uma necessidade fisiológica fundamental pro nosso organismo e manutenção da nossa vida. Você sabia que insônia pode ser sintoma de quadros psicopatológicos como depressão, ansiedade, bipolaridade? Aqui neste texto falaremos da...

ler mais
Nuances da ansiedade: O PÂNICO

Nuances da ansiedade: O PÂNICO

Nuances da ansiedade:O PÂNICO Pânico é um medo súbito e intenso, que tem componentes cognitivos, emocionais, sensoriais, comportamentais. Na prática é como se a pessoa experimentasse uma “destruição” interna, como se perdesse os sentidos, os significados, a razão,...

ler mais
Nuances da ansiedade: O TEMPO

Nuances da ansiedade: O TEMPO

Nuances da ansiedade:O Tempo   Qual é o conceito de “tempo” pra você? Talvez você responda que é algo que falta na sua vida, que o dia deveria ter mais horas, a semana mais dias, pra você conseguir dar conta de tudo que precisa fazer. Muita gente traz esta ideia...

ler mais
Shares